Páginas

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Finalmente Slumdog Millionaire


Jamal e Salim Malik são dois irmãos que crescem num dos mais pobres bairros de lata de Mumbay. Perdem a mãe e habituam-se a sobreviver entre o roubo, a fuga, a mentira e os biscates.
Amigos de Latika, tentam proteger-se mutuamente até que caem nas mãos de uma rede de exploradores de crianças e separam-se dela. Mais tarde reencontram a menina, que tinha sido sequestrada pelos bandidos e conseguem resgatá-la. Salim faz chantagem sobre Jamal por lhe ter salvado a vida, e, apesar de saber que o irmão estava apaixonado por Latika, insiste em ficar com ela, escorraçando-o. Um dia este descobre-a a viver escravizada por um proxeneta numa rica mansão e vai oferecer-se como cozinheiro. Ela está na cozinha a ver o programa “quem quer ser milionário” e rejeita-o mais uma vez.
Jamal concorre ao programa com a esperança de que Latika o veja. Por sorte, acerta em todas as perguntas do concurso, mesmo nas mais improváveis e torna-se milionário.
Ninguém acredita que um chaiwalla, o rapaz que servia o chá num call-center, praticamente um sem-abrigo, pudesse ganhar um concurso que “nem doutores nem gente importante conseguia”…
Temperado por uma vida de grande sofrimento e sentido de sobrevivência, Jamal vai encontrar força para resistir à tortura até conseguir provar que não fez batota no concurso e que a sua sabedoria era genuína.
O filme é comovente e a personagem interpretada pelo actor Dev Patel cativa-nos desde o primeiro momento. A belíssima Freida Pinto, descendente de portugueses, é uma revelação cujo trabalho valerá a pena seguir.
Este filme ganhou 8 Óscares incluindo o de melhor filme do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário