Páginas

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Os Blogs e o espectro das cores


Em amena conversa onde se discorria sobre a difícil decisão do próximo voto (em quem não votar já é decisão tomada), referiu-se que algumas pessoas consideram este Blog um tanto “avermelhado”…

Faz-me lembrar alguém, muitos anos atrás, que à saída do filme “A Cor Púrpura” de Spielberg, dizia que não tinha gostado do filme porque ”era muito escuro”...

Sorrio complacentemente com um encolher de ombros quando ouço esta e outras "pérolas" do género.

Haverá muitos outros blogs, certamente milhares deles, de outras tonalidades, mais a gosto de quem se sente aqui incomodado.

Não posso (nem quero) ter a pretensão de agradar a toda a gente, não só porque isso não é possível, como seria francamente estranho se tal pudesse acontecer.

Provavelmente, por altura do 25 de Abril e do 1º de Maio carreguei um pouco mais no referido tom - coloquei cravos escarlates na homepage e canções relacionadas com a data.

Recordei aqui Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Natália Correia, entre aqueles que já partiram. E dei voz a José Mário Branco, Sérgio Godinho e Chico Buarque de Holanda. E porque não o deveria fazer?

Quanto à cor vermelha, ela é energética, fervilhante, vibrante. Faz pensar no sangue derramado por muitos para que hoje, apesar de tudo, haja no mundo ainda alguma liberdade para falar e escrever, manifestar o nosso pensamento e trocar ideias.

Mas o vermelho nem sequer é a cor dominante neste blog, já que ele também reflecte o azul, que é a cor do céu e do mar, onde crescem as pérolas (as outras). E o verde, das florestas e dos prados, já que tem preocupações ambientais. E temos o amarelo, a luz do Sol que ilumina alguns poentes aqui reproduzidos em imagens.

Estas páginas são o rosto das minhas preferências, que vão para as quatro cores que considero mais fortes e evocativas.

Não me identifico com o cor-de-rosa, dominante nos tempos actuais e ainda menos com o cinzento, típico de tempos mais recuados. Quanto ao laranja, prefiro um bom copo de sumo, acabado de espremer e cheio de vitamina C!

Sem comentários:

Enviar um comentário