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sexta-feira, 3 de julho de 2009

A importância dos Blogues de Professores


Mobilização Em Rede: A Blogosfera e A Luta dos Professores

"Se dúvidas existissem quanto ao papel da blogosfera junto dos professores e das escolas, o recente relatório do Conselho Científico para a Avaliação dos Professores (CCAP), organismo consultivo criado e mantido pelo Ministério da Educação (ME), tê-las-ia dissipado de forma definitiva. Ao analisar como foi decorrendo a implementação do modelo de avaliação do desempenho docente é afirmado que «(…) nos relatórios de 53% das escolas da rede, aponta-se a multiplicidade de informação como outro factor de perturbação proveniente do exterior. Os relatórios mencionam que esta informação surgia mão apenas na comunicação social, mas também em blogues e em mensagens electrónicas».

Repare-se que os blogues são aparentemente acusados de «perturbação» por terem facultado informação, ao que parece múltipla. Em nenhum momento, nesta passagem ou em outras que se lhe seguem, se afirma que os blogues veicularam informações falsas, que induziram os professores em erro ou que deturparam factos. Apenas que permitiram a circulação de uma «multiplicidade de informação», que ao que pareceu foi considerada excessiva.

Ainda bem.

Porque essa tem sido efectivamente uma das principais funções de variados blogues na área da Educação: informar, em tempo quase real, o que se vai passando um pouco por todo o lado. E em seguida reflectir criticamente sobre essa informação. Por fim, em alguns casos, propor formas de acção.

Parece ser já um facto incontestável que os últimos anos representaram, em especial desde 2007, um momento inédito quanto à capacidade de mobilização de uma classe profissional. A dimensão e permanência das acções de luta da classe docente contra as políticas impostas pelo ME constituíram-se como uma fenómeno social inesperado.

O carácter inédito da reacção não resultou apenas da forma como se processou o ataque desferido pela tutela política, mas principalmente pelo modo como a resistência de organizou e permaneceu no terreno, funcionando pela primeira vez em rede e escapando bastante aos enquadramentos institucionais e organizacionais tradicionais. Para isso muito contribuíram os blogues enquanto espaço aberto de discussão, debate e circulação de informação.

Ao contrário dos poderes instalados no terreno – Ministério, sindicatos, órgãos de comunicação social (OCS) – a blogosfera na área da Educação, em geral, e dos docentes, em particular, não se apresentou como seguidora de uma agenda específica, pré-determinada, de tipo político ou ideológico.

A blogosfera nesta área surgiu e afirmou-se como um espaço de pluralismo e funcionou como uma rede de ligação entre elos distantes, permitindo a partilha de informações e experiências por todo o país, quebrando o isolamento de escolas e indivíduos.
O pluralismo manifestou-se em diversos planos, desde a natureza específica dos blogues (uns mais confessionais, outros mais institucionais, uns mais alinhados com posições preexistentes, outros mais críticos, uns unicamente dedicados á temática educativa, outros mais abertos a outros temas). Neste contexto, diversos blogues constituíram-se como verdadeiras tertúlias virtuais, muitas vezes intercomunicantes, que promoveram o esclarecimento de muitas situações, a análise crítica dos discursos oficiais e da própria legislação aprovada ou em processo de negociação, assim como a própria vigilância do que ia sendo veiculado pela comunicação social tradicional. Paralelamente, muitos permitiram renovar as formas de mobilização e luta dos professores, quebrando o longo monopólio sindical nesta matéria. A sua credibilidade tornou-se tanto maior quanto os seus autores/criadores conseguiram afirmar a especificidade da sua voz, trazendo algo de novo para a discussão pública e ganhando credibilidade com as suas análises e conduta.

Como escreveu Giuseppe Granieri (Geração Blogue, p. 57), «nos blogues (…) a reputação é construída sobre bases completamente diferentes e é resultado de uma interacção social forte e profunda. A popularidade de um bloguista cresce(ou diminui) quotidianamente em função daquilo que ele diz, de como estabelece as suas relações. Modifica-se em função das opiniões de que é capaz e da eficácia com que consegue exprimi-las».

No caso da mobilização e luta dos docentes, os blogues funcionaram como um factor catalisador novo e para muitos inesperado de intervenção na discussão política antes dominada por actores tradicionais e em grande parte esgotados. E permitiram o tal funcionamento em rede, em tempo real, que tanto perturbou os interesses instalados e que não conseguiram prever que a próxima revolução já não será televisionada (Joe Trippi). O que foi um factor de aprofundamento da participação democrática, algo já sentido antes em outras paragens como nos E.U.A.: «qualquer discussão séria do impacto do blogging político deve começar, é claro, com um exame de como ele reformulou o modo como os americanos recebem as suas notícias políticas e discutem as controversas políticas do dia» (David Kline e Dan Burstein, blog!, p. 5).

Quem em Portugal isso tenha acontecido graças aos professores é a prova de que eles não são a classe conservadora e apática que quiseram apresentar à opinião pública e que, pelo contrário, souberam estar na vanguarda das novas ferramentas tecnológicas disponíveis para combater o tradicional monopólio ou oligopólio na recolha e difusão da informação e na produção de opinião. Neste aspecto, a blogosfera foi um fenómeno que permitiu como que refundar o mundo da informação. (cf. Hugh Hewitt, Blog – Understanding the Information Reformation that’s changing our world p. xxi).

Ao contrário dos que temeram que a abertura da discussão e do debate acentuasse divisões na classe docente, a realidade demonstrou que é mais eficaz a mobilização de um grupo profissional informado, esclarecido e seguro das suas opções do que de uma massa acrítica e informada de forma selectiva e enviesada. A transparência e o rigor são armas mais eficazes para a mobilização do que a névoa e o facciosismo.

A blogosfera ajudou a colocar a classe docente na vanguarda dos fenómenos sociais em Portugal no século XXI, ao permitir a globalização e uma estrutura reticular da circulação da informação, da sua análise crítica e da reflexão sobre a acção. Os blogues assumiram-se, contra muita resistências, como um contra-poder, um contrapeso essencial na área da discussão em matéria de políticas educativas, para além das meras questões da contestação.

Se s(er)ão uma moda passageira ou não, o tempo o dirá. Mas será também o tempo a fazer justiça ao papel que já desempenharam enquanto actores essenciais no contexto mais conturbado da História mais recente da Educação em Portugal."

Paulo Guinote, Artigo inserido na revista sobre Educação incluída na edição de hoje do Diário de Notícias e em A Educação do Meu Umbigo

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