Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

O Papa João Paulo II canonizado?

Pareceu-me ouvir esta notícia do Vaticano ontem. Ao longo da história do catolicismo muitos têm sido aqueles que, por uma razão ou por outra, levam a chancela de santos pela mão dos doutores da Igreja. Sempre que o Vaticano se pronuncia, eu tenho arrepios. Desta vez são mesmo dúvidas aquilo que me assalta:
- quem pode, em consciência, ter critérios fiáveis para considerar alguém como santo?
Supondo que Deus exista, só ele poderia definir os padrões da santidade, uma vez que a qualidade de ser santo é transcendente ao humano!
Para amanhã, domingo, está previsto o primeiro passo para a canonização, que é beatificação.
Para que João Paulo II seja considerado santo é necessária a confirmação de um novo milagre.
Por agora, e enquanto esse milagre não for encontrado, o Papa será beato, mas não santo.
Veja aqui a notícia.

7 comentários:

  1. Os critérios de santidade não decorrem necessariamente de Deus. Os budistas apelidam o Dalai Lama de "Sua Santidade" e, esses, não acreditam em Deus.
    "Seu Jorge" não é santo nem o era, no seu próprio dizer, J.R. Ewing, o malandro alcoólico de Dallas. Mas a Santa Madre Igreja decide, de vez em quando, declarar alguém como "santo"; outros foram declarados "hereges" e a sua sorte, em geral, não foi boa!...
    No fim, alguns ficam contentes, outros indiferentes, mas a toda a boa beata resta o seu santinho!

    ResponderEliminar
  2. Os santos devem ser quase tantos quantos os dias do ano, a julgar pelas liturgias a eles associadas.

    ResponderEliminar
  3. Minha filha Jesus disse a Pedro- Tudo o que modificardes na Terra sera modificado no ceu - Mt 16.

    Obs- O papa Bento XVI e sucessor de Pedro apostolo! E tem autoridade para isso, como tal o papa tem o direito de eleger um bom homem a santidade como foi Karol Wojtyla!

    Pense nisso!

    Pesquisador e estudante biblico!

    ResponderEliminar
  4. Adorei o seu comentário Anónimo!
    Para o próximo ponha o seu nome, como eu ponho o meu, entende "Meu Filho"?

    ResponderEliminar
  5. Sim! Pois então, meu nome é Wesley!

    ResponderEliminar