Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Feliz S. João

Seurasaari - johannus - 2005, Finland

Para as celebrações de S. João há um significado mais religioso, que remete para a tradição cristã de S. João Baptista e outra, mais pagã, relacionada com a comemoração solstício de verão. Em ambos os casos a celebração é a 24 de Junho.

As festas pagãs, mais antigas, chamadas festas juninas, segundo o calendário juliano, foram cristianizadas e passaram a celebrar-se na Idade Média como festas em honra de S. João. 

Giampietrino - Madonna
(Maria amamentado Jesus e João ao lado adorando)

"João Baptista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e considerado pelos cristãos como o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo. Baptizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o baptismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adoptados pelo cristianismo."(1)

As festas do solstício de Verão:

Midsummer bon fire - Finland

"Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letónia, Lituânia, Noruega e Suécia, mas são encontrados também na Irlanda, partes do Reino Unido (especialmente na Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha (especialmente na Galiza), Ucrânia, e noutros países como como o Canadá, os EUA, Porto Rico, Brasil e Austrália."(2)

(1) e (2): citação da Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário