Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Aristides de Sousa Mendes e Agostinho da Silva

Aristides de Sousa Mendes- Painel da EB2-3 da Póvoa do Varzim


Têm em comum terem a mesma data de falecimento, 3 de abril, e o facto de terem sido dois homens notáveis e dois grandes humanistas. 
Paulo Borges, Professor de Filosofia da Universidade de Lisboa evoca a sua memória. 
Associo-me a esta homenagem a dois homens que marcaram a História e Cultura do Portugal do séc. XX.
"Se há que desobedecer, prefiro que seja a uma ordem dos homens do que a uma ordem de Deus".
Faz hoje, 3 de Abril, precisamente 54 anos que morreu Aristides de Sousa Mendes, também chamado o "Schindler" português. Um Grande Homem, com um enorme espírito humanista e que durante a II Guerra Mundial salvou a vida a 30.000 pessoas, desafiando directamente ordens de Salazar. A 16 de Junho de 1940 terá dito "A partir de agora, darei vistos a toda a gente, já não há nacionalidades, raça ou religião".
Um cidadão do Portugal dos Grandes.
Agostinho da Silva, de quem tive o privilégio de ser amigo nos últimos 12 anos da sua vida, partiu no dia de hoje, 3 de Abril, há 18 anos. O seu exemplo, o seu pensamento e a sua obra não cessam de me inspirar e continuam bem vivos e mais actuais do que nunca, pois previram o colapso do actual paradigma civilizacional e anunciaram a necessidade de construirmos um mundo novo, baseado na liberdade, na criatividade, na cooperação e na fraternidade extensiva a todos os seres e ao planeta. Agostinho foi e é um grande despertador de consciências. Continuemos a sua obra!
"Claro que sou cristão; e outra coisas, por exemplo budista, o que é, para tantos, ser ateísta; ou, outro exemplo, pagão. O que, tudo junto, dá português, na sua plena forma brasileira"
- Agostinho da Silva, Pensamento à Solta, in Textos e Ensaios Filosóficos II, p. 175. 
Paulo Borges

1 comentário:

  1. Associo-me com comoção a estas homenagens a homens que acima de tudo puseram a sua integridade, o seu humanismo e a sua fé cada um da maneira como a sentiam.

    ResponderEliminar